Com novo leilão, aeroportos privados devem transportar 60% dos passageiros

Postado por: allan
Categoria:

Com o novo leilão de aeroportos que será realizado nesta quinta-feira (16), a maioria dos passageiros de voos no Brasil deverá passar a utilizar terminais administrados pela iniciativa privada. Levantamento do G1, a partir de informações da Infraero e das concessionárias, mostra que 46,7% dos embarques e desembarques em voos domésticos e internacionais em 2016 foram feitos em aeroportos já concedidos.

Neste novo leilão serão oferecidos os aeroportos de Florianópolis, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza. Juntos, estes terminais responderam por 12,4% do total de passageiros transportados no ano passado.

Atualmente, são 6 aeroportos sob gestão de concessionárias, que receberam um total de 91,9 milhões de passageiros em 2016. Nos aeroportos administrados pela Infraero, foram 104,8 milhões.

Se o governo conseguir atrair interessados para os 4 aeroportos que estão sendo oferecidos agora, a participação do setor privado encostará em 60% e, pela primeira vez, irá superar a fatia da Infraero no total de passageiros transportados.

A maioria dos aeroportos do país, entretanto, continuará sendo administrados pela Infraero. Atualmente, são 59. Após o novo leilão, o número pode cair para 55, que responderam por cerca de 40% do total de embarques e desembarques feitos em 2016.

Comentários

  • asdasd

Deixe uma resposta